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MotoGP - A alta tecnologia dos macacões de competição de Marc Márquez

Marc e Dani. Foto Motogp

Alpinestars é a fábrica criativa dos macacões que usam os pilotos da Repsol Honda. Hoje nós vamos revelar curiosidades sobre os macacões dos nossos pilotos e o processo de produção que te vão interessar.

Os macacões de competição se fazem à mão, com meticulosas medidas para cada piloto. Proteções e tecido devem se encaixar perfeitamente para que eles possam cumprir com seu trabalho. Não só para dar o máximo conforto para o piloto, mas também a máxima proteção.

Marc Marquez. Foto: Motogp

O traje que usa Marc, bem como todas os macacões de competição criados pela Alpinestars, são compostos por 13 peças de couro. As peças são cortadas e costuradas à mão, em um processo que dura mais que 7 horas e meia para cada unidade.

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O Airbag é chave

Todos os macacões estão equipados com um avançado airbag de corpo inteiro. Este airbag tem duas cargas e fica expandido durante 5 segundos depois de uma queda. O macacão carrega sensores muito avançados, capazes de distinguir se o piloto está na pista ou não e a diferença entre uma queda e uma "salvada" justa. Sua ativação é quase instantânea e permite que ele esteja ativo antes mesmo de o piloto tocar o asfalto.

Blindagens "à prova de bomba"

Todas as peças de blindagens do macacão são testadas para garantir que elas sejam capazes de suportar a força dos golpes que os pilotos sofrem quando caem. Também se prova o couro com um teste que determina a sua dureza e resistência à abrasão, bem como a qualidade das costuras também é testada. O macacão tem 6 peças de blindagem que vão encaixadas em bolsos interiores: dois para os braços, dois para as pernas, um para o peito e um para as costas.

O material também é importante

Os macacões são feitos de couro de canguru, um material que é altamente resistente à abrasão, ainda que a Alpinestars também crie macacões de competição com peles de bovinos. Mas os macacões de couro de canguru são no entanto o mais comuns.

4 macacões em cada GP e a possibilidade de reperá-los

A Alpinestars normalmente fornece 4 macacões de competição por GP, e estes podem ter diferentes especificações de acordo com as considerações do piloto. Se você está em um fim de semana particularmente infeliz, com muitas quedas e macacões avariados, os pilotos contam também com uma loja que pode consertá-los no próprio paddock.

O sistema de airbags é comandado por 3 giroscópios e 3 acelerômetros, que conversam uns com outros cerca de mil veze por segundo. Quando este detectam um movimento anormal além das eventuais salvadas - muitas, no caso de MM93 -, entram em ação até inflar totalmente em 45 milésimos de segundo.

O custo de um macacão com essas especificações é compreensivelmente alto para os nossos padrões - 2.500 euros, cerca de 10 mil reais.

Por Globoesporte.com

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