Recent Posts

Responsive Ads Here

Cultura: Catedral de Nossa Senhora Mãe da Divina Graça, um símbolo de Parnaíba.


A Praça da Graça guarda resquícios da história do inicio da Parnaíba. Alguns monumentos, como por exemplo, o Monumento da Independência e a Catedral de Nossa Senhora Mãe da Divina Graça, retratam a grandiosidade e a religiosidade do Município, orgulho dos parnaibanos.


A Catedral, construída em 1758 por Domingos Dias da Silva, é o símbolo máximo da religiosidade do parnaibano. Todavia, foi só em 1805 que aconteceu a homologação da Paróquia, que foi administrada à época por Dom Luís de Brito Homem
.

Ao longo do tempo a Catedral foi passando por reformas, mas mantendo a sua essência e sua estrutura barroca, um dos poucos exemplos do estilo arquitetônico, ainda existente no Piauí.

Continua depois da publicidade:

Sua estrutura interna é composta de forro de madeira e o piso é de pedra polida. Próximo do altar, do lado esquerdo e do lado direito da entrada principal, existe um local onde estão sepultados os membros da família Dias: Domingo Dias da Silva, Simplício Dias da Silva, Raimundo Dias da Silva, Carolina Thomazia Silva de Seixas e Miranda (filha de Simplício Dias da Silva) e Josefa Dorea da Silva (esposa de Raimundo Dias da Silva).


Visitar o interior da Igreja é respirar fé e também sentir um passado de glória. O seu altar-mor é todo trabalhado em madeira e ouro, tendo a imagem de Cristo Crucificado e a de Nossa Senhora da Graça.



Fonte: Por Walter Fontenele (Portalphb)
Fotos: Walter Fontenele

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.