Força-tarefa prende 2 suspeitos de facilitar fuga de Lázaro Barbosa e encontra esconderijo
📷Foto de Reprodução |
A força-tarefa montada para capturar Lázaro Barbosa, tido como o autor da Chacina em Ceilândia e diversos outros ataques, prendeu na noite de quinta-feira (24) dois suspeitos de facilitar a fuga dele e encontrou o esconderijo onde ele poderia estar abrigado, em Girassol, distrito de Cocalzinho de Goiás.
Na ofensiva, foram apreendidos com os dois suspeitos presos - que não tiveram a identidade revelada - 50 munições e duas armas de fogo. Uma delas havia sido roubada. As buscas por Lázaro Barbosa chegaram ao 17º dia nesta sexta-feira (25).
O secretário da Segurança Pública de Goiás, Rodney Miranda, acredita que há uma “rede criminosa” que apoia o "serial killer do Distrito Federal".
Continua depois da publicidade:
Ele falou ainda que os detidos já tentaram retirar o foragido da área onde a força-tarefa realiza as buscas, mas que o cerco feito na tarde de quinta-feira (24) ajudou a impedir.
Prendemos duas pessoas que estavam auxiliando ele nas fugas, principalmente a se esconder da ação policial. Eles estão sendo autuados agora por porte ilegal de arma de fogo e por facilitação da fuga.
De acordo com o titular da pasta, as composições estão cada vez mais perto de encontrar o foragido, já que traçaram o trajeto feito por ele.
"Ele andava sempre pelos canais. Dificultando nosso trabalho. Temos um indicativo forte de onde ele está. Vamos virar a noite até prendê-lo. Nós fechamos o perímetro e estamos cercando cada vez mais", disse Rodney Miranda.
TESTEMUNHA VIU LÁZARO BARBOSA
Também segundo o chefe da Segurança Pública de Goiás, Lázaro Barbosa "foi visto de muito longe" na quinta-feira (24). "Um vulto que se confirmou. Uma testemunha ouviu e os dois que estão sendo autuados confirmaram. Descobrimos o esconderijo dele. Uma casa onde davam guarita para ele", afirmou.
“Quem facilita a vida de foragido comete crime. Nós temos indício de que há outras pessoas ajudando e nós vamos chegar nelas. A gente tem alcançado o nosso grande objetivo que é não o deixar cometer mais crimes. E, a cada dia, nós estamos mais próximos dele e dessa rede criminosa que apoia absurdamente esse sujeito”, contou.
NOTÍCIAS FALSAS
Rodney Miranda também falou que crê que notícias falsas podem estar sendo divulgadas com o objetivo de levar a investigação para "outro lado".
"Temos muito a questão das denúncias falsas para levar nossa ação para outros lados [...]. Pode ser que [Lázaro Barbosa] tenha saído? Pode ser. A probabilidade é muito pequena", considerou.
PEDIDO DE CELA SEPARADA
Na segunda-feira (21), a Defensoria Pública do Distrito Federal pediu à Vara de Execuções Penais que, quando Lázaro Barbosa for preso, fique em uma cela separada dos demais internos. No entanto, a Justiça do DF negou a solicitação do órgão no mesmo dia.
A juíza Leila Cury classificou que, agora, o requerimento do órgão é "inoportuno", pois depende "da concretização de fatos futuros e incertos".
Conforme a magistrada, caso Lázaro seja capturado, ainda não se sabe se ele será transferido ao Distrito Federal, já que as buscas por ele estão concentradas em Goiás. Com a negativa da Justiça, a Defensoria Pública recorreu da decisão.
FUGA DA CADEIA
Antes de cometer os delitos neste ano, Lázaro Barbosa já havia fugido de presídios várias vezes. A primeira foi em março de 2016, quando ele escapou do Centro de Progressão Penitenciária (CPP), em um "saidão" de Páscoa.
O então presidiário ganhou o benefício depois que ele, que cumpria pena em regime fechado, conseguiu progressão para o semiaberto.
Por G1
Nenhum comentário: